Um cardápio bem feito, comprovado de maneira prática, faz com que seus clientes optem por pratos mais caros e até consumam mais. Mas, para que você consiga ter um cardápio atrativo, é necessário seguir uma série de fatores que a Dezemhum vai te orientar!

 

Estilo do Cardápio

Existem dois tipos de layouts de cardápios que você pode seguir: um em formato simples, de uma página, ou em forma de um livro. Sempre o cardápio em livro será mais atrativo, moderno e chamativo. Aposte!

Você também deve levar em consideração algumas informações dentro do cardápio, como:

· Se seu restaurante é típico e segue alguma cozinha, coloque fotos e textos que remetam a esse lugar.

· Coloque informações importantes para seus clientes, como caloria da refeição em um restaurante light ou quanta pimenta vai num prato mexicano.

· Dê nomes criativos aos seus pratos e bebidas.

 

Cores

Outro fator importante para se escolher é a cor do seu cardápio. Nesse momento, você pode escolher entre seguir as cores do seu restaurante ou apostar em algo mais clean, como bege, branco e preto, com letras em dourado ou prateado. A segunda opção atende a restaurantes mais “chiques” que buscam alcançar um público A/B.

 

Crie Categorias Harmoniosas

Na hora de dividir as suas categorias, lembre-se. Junte o máximo de pratos compatíveis em cada categoria. Um jeito legal de você dividir o seu cardápio é colocar uma categoria por página. Caso ainda seja necessário, divida em subcategorias.

Uma categoria que sempre chama a atenção dos consumidores é a “Indicação do Chefe”. Capriche na escolha de pratos e fotos para que você arrebente nas suas vendas!

 

Guie seus clientes!

Um erro bem comum de acontecer é o restaurante guiar o cliente, no seu cardápio, pelo preço. Vale ressaltar que é necessário colocar os preços no cardápio, mas você não precisa guiá-los por eles.

Coloque fotos chamativas para que seja a principal tomada de decisão do seu consumidor!

Um estudo da Universidade Cornell, em Ithaca, Nova Iorque, mostrou que clientes gastam mais em cardápios que não têm cifrões. O motivo? Simples! Cifrão remete a custo e desperta sentimentos negativos ao cliente!

Outra coisa que precisa ser feito com questão em valores é colocar as taxas que são cobradas, como porcentagem do garçom e couvert de entrada e/ou artístico. Isso evita qualquer mal-entendido e aquele transtorno futuro nas redes sociais.

 

Traduza seu cardápio em caso de turistas

Se você está em uma região que, constantemente, recebe turista, traduza o seu cardápio. Isso atrai os clientes que não sabem falar a língua nativa e que, se não tiver uma tradução, não irá querer conhecer seu restaurante.

 

Parece óbvio, mas… Cuidado com erros de Português!

Sim, isso é algo que nem precisa ser dito. Mas vale a ressalta, não? É muito chato você receber clientes e ter erros de português espalhados pelo seu cardápio. Terminou de escrever? Leia, releia, releia de novo. Quando você achar que está tudo certo, leia mais uma vez para ter certeza!

Quer mais dicas de como montar um cardápio? Então fale com a Dezemhum. Nós te ajudaremos amontar o melhor cardápio da sua região! www.dezemhum.com.br