Debate acontece no dia 13 de novembro (terça-feira), em Brasília, e será transmitido ao vivo

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) realizará no dia 13 de novembro (terça-feira) audiência pública com o tema “Estrutura do setor financeiro nacional: impacto da verticalização sobre a concorrência”. O evento ocorrerá no Plenário do órgão, em Brasília. O objetivo da audiência pública é reunir especialistas, membros do governo, empresas, entidades representativas e sociedade civil para debater a concorrência no sistema financeiro do Brasil, com foco na estrutura desse mercado.

O presidente da Unecs, Paulo Solmucci, participa às 14h de painel que trata dos efeitos da verticalização sobre a indústria de pagamentos eletrônicos. “É muito bom ver que o Banco Central e o CADE já começam a mobilizar a sociedade civil nessa discussão, no sentido de darmos continuidade e celeridade à agenda de competividade no setor de meios de pagamento e sistema bancário brasileiro", comenta Solmucci. Com moderação de Carlos Brandt (Deban/Bacen), participam também do painel Vinicius de Carvalho (Bradesco), Vinícius Carrasco (Stone) e Ricardo Vieira (Abecs).

A discussão será em torno do aumento nos níveis de concentração e de verticalização que o setor financeiro tem vivenciado nos últimos anos, em razão da crescente participação dos maiores players do mercado em diversos segmentos que não eram explorados antes. O debate também tratará da concorrência nesse setor em um cenário no qual experimenta-se o surgimento, em nível mundial, de novos competidores que usam tecnologias inovadoras para oferecer serviços financeiros (fintechs). Desse modo, durante o encontro serão abordados os desafios desses agentes para que se estabeleçam como concorrentes efetivos em relação aos tradicionais que atuam no mercado. Paulo Solmucci destaca a importância de aprofundar os debates neste setor. "Os avanços até o momento foram importantes, mas claramente insuficientes para alinhar o Brasil com os padrões mundiais, que nos permitirão ser mais competitivos enquanto sociedade”, afirma.

Cada Painel terá de 1h15 a 1h30 de duração. Cada debatedor terá cerca de 15 minutos para fazer sua exposição e serão destinados de 15 a 30 minutos ao final para perguntas e manifestações dos participantes. As perguntas poderão ser enviadas antecipadamente e ao decorrer do evento para o e-mail  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. , devendo o interessado informar a quem se destina a pergunta e qual o painel. No youtube, o canal do Cade fará a transmissão do evento ao vivo. O áudio será oportunamente disponibilizado no site da autarquia.

Confira a programação:


alt

 

Fonte: CADE