Duas quadras da alameda Prudente de Moraes, em Curitiba, informam sobre eventos e pratos surpresa diários de restaurantes da região, para incentivar redescoberta da cidade

alt

A Alameda Prudente de Moraes, localizada no Centro de Curitiba, pode ser considerada a primeira via interativa do Brasil desde que recebeu um projeto-piloto de uma startup da cidade. Nesta semana, vários dispositivos instalados ao longo de duas quadras passaram a transmitir informações para os smartphones de quem passa pela região. Feito pela empresa de comunicação urbana MCities com autorização da Prefeitura, o projeto permite que os celulares recebam informações sobre restaurantes, lojas e até mesmo de eventos que acontecem por ali. Um exemplo é a transmissão de ‘cardápios secretos’ com pratos disponíveis apenas para quem usa o celular quando está nas proximidades.

Nesses casos, as informações são todas enviadas utilizando o Bluetooth e não exigem a instalação de nenhum aplicativo específico para funcionar. Tudo o que o cidadão precisa fazer para aproveitar é deixar as opções de Bluetooth e localização ativadas no aparelho. Curiosidades e dicas de locais que merecem ser conhecidos também podem ser recebidas como notificações. Outra forma de interação é através dos códigos QR espalhados pela via. Apontando a câmera do celular para as imagens (ou usando um app dedicado a isso), é possível ter acesso a uma série de conteúdos digitais preparados pela MCities, como uma exposição fotográfica exclusiva da alameda feita pelo fotógrafo Daniel Castellano.

De acordo com Paulo Hansted, CEO da startup, a ideia é expandir o projeto para outras ruas de Curitiba durante os próximos meses, com a Rua XV e a Rua Itupava sendo potenciais candidatas para isso. Anúncios exibidos na plataforma garantem a receita da companhia. Por enquanto, as opções de interatividade funcionam apenas em celular com Android, mas devem ser disponibilizadas para iOS em dois meses.

Fonte: Tec Mundo